segunda-feira, 23 de junho de 2014

Boletins da Copa - Fim da segunda rodada só no sapatinho


Como disse a jornalista Mariliz Pereira, essa é a Copa também dos arrependidos, como ela e como eu, que poderíamos ter planejado ir aos jogos, mas não o fizemos por conta do clima contraditório ou por achar que seria impossível e inacessível. O arrependimento vem ao assistir de casa tantas festas e surpresas. “Eu gosto de futebol. Mas gosto muito mais de outras coisas do que do futebol. Uma delas é a Copa do Mundo”, ela diz.

E sendo uma Copa no Brasil, não poderíamos esperar outra coisa, que não fosse  cheia de peculiaridades. Fico surpresa com a nossa surpresa em estarmos assistindo “as Copas das Copas”.

Só poderia ser uma Copa LOKA LOKA LOKA que times monstros temíveis voassem para casa mais cedo, como Espanha e Inglaterra. Uma Copa em que times africanos goleiam pela primeira vez na história, como a Argélia.   Uma Copa que grandes times fazem seus centésimos jogos como a Alemanha e Brasil (únicos com esse número de participações no evento). Uma Copa em que a zebra do grupo da morte é a primeira a ser classificada com folga, como a Costa Rica. E olha Itália, Argentina e Portugal passando sufoco, e olha nossos vizinhos chilenos se sentindo em casa, e olha os Estados Unidos jogando um bolão. 

E assim termina a segunda rodada da primeira fase da Copa do Mundo de 2014. Só no sapatinho, no lepo, lepo, no arerê e no requebra requebra requebra sim, que o Brasil é o país do "pode falar, pode rir de mim", mas tá reescrevendo a história das Copas. 

sábado, 21 de junho de 2014

COMERCIAIS DA COPA - PARTE I (BANCOS)

São tantos comerciais e tanta criatividade que não cabe em apenas uma postagem. Dividirei em partes, começando pelas produções dos principais Bancos.

CAIXA

Os comerciais que não são de empresas patrocinadoras oficias da Copa do Mundo recebem milhares de restrições. Por isso, todos falam de futebol, de torcida, dos sentimentos, mas não podem citar nada sobre o evento. A Caixa veio com dois comerciais interessantes. Neste primeiro, traz a história de um menino que pede camisas de jogadores de diversos times (os patrocinados pela Caixa) e pede para a mãe "emendar" um pedaço de cada. A ideia é "todos num só coração", não importa o time que você torce, agora somos todos Brasil. E finaliza com "Caixa, a maior patrocinadora do futebol brasileiro", e é mesmo. Todo comercial que opta por ter apenas trilha já sai na frente no quesito emoção. E o menino é uma simpatia.


O outro é o "6 letras", com grandes ídolos atuais do esporte patrocinados pela Caixa. Começa preto e branco falando da solidão que pode ser o esporte durante os momentos do esporte. Vai ganhando cores e a locução ganha força à medida que fala da importância da torcida como elemento que "colore" a performance do atleta. A ligação com o futebol fica com a cargo de um jogador de futebol com camiseta escrito "Brasil" , apontanto para as 6 letras. Belo comercial, mas que cai no clichê (ou seria personalidade mesmo) da própria Caixa, que sempre faz comerciais do mesmo jeito, apelando pelos mesmas sensações.


BRADESCO

Depois que a Vivo desembestou Raul Seixas em comerciais, a coisa virou moda. Não é pra menos, apelar para os grandes clássicos da música brasileira é sucesso certo, já que todo mundo vai saber cantar pelo menos o refrão. Pode vir quente que #agoraehBRA, dando sequência aos comerciais do "Bra é tudo de bom" e fazendo a alusão de Bra de Bradesco e de Brasil, sintonia até no nome. O Brasil é o país de futebol, então até atletas de outras modalidades se rendem. Na verdade, o Bradesco é o banco oficial das Olimpíadas (por isso o judô e a ginástica olímpica), mas a campanha já pega o bonde da Copa. Ser esperto também é BRA.


BANCO DO BRASIL

O comercial mais sem graça é do Banco do Brasil. Música chata, texto pouco criativo e lugar-comum dos comerciais do BB. Diz que é uma homenagem à torcida brasileira, mas aquela torcida véia não me representa. Achei artificial e sempre espero mais de comerciais da Copa. Parece um institucional de rotina.

https://www.youtube.com/watch?v=OCMrKH8CDR0 (não consegui incorporar na mensagem).

ITAU

As batidas do coração! Ahhh que ideia linda! Mesmo que eu duvide que ali fiquem gravadas mesmo todas as batidas, achei genial o engajamento que a campanha gera, a coisa do coração que é o que resumo da nossa torcida e o que falei na postagem anterior sobre as cartas que os jogadores receberam na Coletiva: fazer com que a torcida faça parte do processo, com que ela esteja próxima do time. Não dizem que o coração do brasileiro pertence ao futebol? Então, o Itaú concretizou o abstrato.  Ideias da DM9. claro!


A música oficial do Itaú., banco oficial da Copa é fraquinha e no inicio achei bem morta. Fernanda Takai e Paulo Miklos já não tem tanta força popular (como Gaby Amaranto no comercial da Coca), apesar de serem nomes de respeito, não agitam tanto. Mas é tão tocada que a gente acaba cantando de uma forma ou outra. As legenda da música dá o tom descontraído no comercial e acho que é o detalhe que se torna o ponto alto.


A série "Brasileiros de Coração" não passa na TV. mas vale a pena ser visto. Traz 7 vídeos com 7 histórias emocionantes sobre a relação de pessoas comuns com a Seleção Brasileira. Sinceramente, eu não sei onde a produção encontra essas figuras. São histórias muito lindas e algumas até engraçadas. Separei as duas abaixo como as minhas preferidas. Como agora todos os comerciais possuem linguagem e produção cinematográfica, fica tudo muito lindo de ver.




O Itau tem mais dois comerciais sendo veiculados: o do aplicativo de celular e da aplicação de dinheiro. Os dois bem legais, na pegada mais varejo.

Próximo especial é comerciais de Cerveja. Aguadem. :D

sexta-feira, 20 de junho de 2014

CARTAS NA COLETIVA

Dia de coletiva do Brasil é sempre babado e confusão. Imprensa fazendo perguntas polêmicas e jogadores dando as respostas menos polêmicas possíveis. Já por esses motivos, são escolhidos representantes simpáticos, centrados e aqueles que todos amam: David Luiz e Marcelo, dupla dinâmica dentro e fora dos campos. David Luiz, por exemplo, se eu pudesse guardava dentro de uma caixinha de música de tão bonitinho que ele é com a torcida, no Facebook, no Instagram, no Twitter e nos treinos.

Hoje na Coletiva, além das perguntas e respostas, carteiros dos Correios entregaram 6 mil cartas aos jogadores enviadas por torcedores de todo país.


Segundo as matérias, os carteiros chegaram pela manhã e a CBF pediu para que esperarem até a hora da Coletiva (atenção você que recebeu sua encomenda atrasada, num briga).

Tenho lido alguns comentários negativos sobre a ação, que seria tudo jogada de marketing, que isso tira a concentração dos jogadores, que bando de desocupado que escreveu as cartas e etc e tal. Mas minha gente, essa galera tá recalcada demais na vida.

Se foi jogada de marketing, achei genial e não vejo crime em jogadas de marketing, são louváveis quando bem pensadas e achei interessante a novidade. Salários milionários e fazer o trabalho deles poderiam ser a razões suficiente para estimular os jogadores? Sim. Mas estamos falando de esporte, por isso reconhecimento, incentivo e carinho não fazem mal a ninguém. E se o torcedor é o 13o jogador em campo, nada mais justo que traze-lo para perto dos jogadores. Achei humanizar. Achei sucesso. Achei jujubas.

Eu sou uma pessoa positivista. Se existiu super valorização por trás para fazer com que as pessoas sejam mais empáticas, que seja. Parabéns aos envolvidos. Ainda tem vaga na equipe de marketing? Tô aqui qualquer coisa. #beijomeliga

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Copa do Mundo Fashion Week - A beleza dos uniformes da Copa

Se a bandeira é o manto do torcedor, o uniforme é o escudo do jogador. Assim como a roupa que a gente veste, o uniforme carrega a identidade de cada país, os valores essenciais e a personalidade do time.  Hoje, importantes designers da moda são chamados para desenvolver uniformes de atletas dos mais diversos esportes e o que era sempre tão básico agora é claramente muito pensado e personalizado.

Como uma mulherzinha que também sou, fiquei  ligada nos looks para compartilhar aqui.

BÁSICOS: E temos, nesta Copa, os uniformes básicos. Aqueles que sofrem poucas mudanças na sua ideia original. Argentina, Suiça, Croácia,  Brasil e Uruguai  mantiveram o tradicional: bermuda branca ou preta, camisa de sempre, poucos adicionais (como os detalhes na golas do Brasil e Uruguai).






MONOCROMÁTICOS: De uns tempos pra cá, os times de futebol têm adotado o monocromático, até nas meias. Fica mais moderno, mais estiloso e eu concordo que muito mais bonito. É uma tendência de moda, inclusive, que marca presença nos campos de futebol. Alguns detalhes são aplicados pra não ficar entendiante, como nos uniformes da Bósnia, Bélgica, Costa Rica, Honduras, Japão, Rússia e Coréia do Sul. Com exceção do uniforme do México, essa escolha geralmente são dos designers da Adidas. 








Tem também os monocromáticos com detalhes mais "trabalhados", com aplicações interessantes bem diferentes. O caso de Nigéria, Irã, Alemanha, Portugal, Espanha, Chile e Estados Unidos.





FLAT DESIGN:  a grande sacada puxada pela Mac, o flat design defende a clareza, a simplicidade, se livrando dos poluentes visuais que podem não agregar ao conceito. Alguns exemplos como Holanda e Argélia, ainda usaram o neon para deixar o flat mais interessante. Outros exemplos: Inglaterra e Costa do Marfim. 






GOLA POLO:  looks mauricinhos ficaram a cargo de Australia, França e Grécia. 





DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA: eles mudaram mesmo o design dos uniformes e deram um toque altamente personalizado no layout:  Colombia, Gana (com a gola única com estampa afro), Italia (mudou o número de lugar e acrescentou uma "gola de padre"), México (conseguiu uma estampa que lembrasse o chapéu mexicano) e Camarões (estampa de fundo aplicada como se fizesse parte do próprio tecido).





As minhas bonitas pra mim: Holanda, Gana, Uruguai e França. As horrendas: Honduras, Estados Unidos e Portugal.

Beijos da mais nova blogueira de moda do futebol (hehe), Michele. 

terça-feira, 17 de junho de 2014

BOLETIM COPA DO MUNDO DIAS 5 E 6

Vamos falar sobre faltas. Não essas faltas que o juiz apita e pá, mas sobre aquelas faltas no sentido do que faltou mesmo. E olha, nos últimos dois dias de Copa faltaram muitas coisas importantes, olhando pelos ângulos exclusivos das bem posicionadas câmeras das minhas opiniões.  

Começa com a falta de atitude, amor próprio, compromisso ou de entendimento de que se trata de uma Copa do Mundo por parte de todo time de Portugal. Parafraseando o ditado, uma andorinha sozinha no campo não faz verão e meu coração aperta só de lembrar a expressão perdida de Cristiano Ronaldo olhando para os companheiros no mais alto nível de what the fuck is going on. 


Aí vem Irã e Nigéria pra acabar com a maravilhosa média de gols da Copa fazendo o jogo mais nhé de todos. Eu não assisti, mas no Twitter tinha os piores comentários possíveis e eu confio no discernimento das pessoas que lá flodam geral. Faltou eu assistir e faltou gol.

Fechando a primeira rodada do Grupo G, EUA e Gana numa linda  partida de futebol. Faltam para eles saber cruzar, lançar, cobrar falta, acertar um passe, tipo assim, jogar bola em si no geral.  Ainda assim saíram três gols, então finalizar pelo menos souberam. Mas os Estados Unidos estão melhorando, dizem. Pode ser que não entenda nada mesmo, mas achei muita  pernice de pau.

Russia, Argélia, Bélgica e Coreia do Sul, nunca vi nem comi eu só ouço falar. Não gosto de menosprezar nenhum time, mas as vezes a vida é muito curta pra assistir a todos os jogos da Copa. Faltou relevância. 

Aí vem o jogo do Brasil e "que suuuuufoco, meu amigo". Sendo objetiva: faltou Hulk, faltou Felipão acordar pra vida e  perceber que Fred apenas não, faltou Fred compreender o que é uma linha de impedimento e como ele deve se posicionar nas jogadas, faltou Fred de novo na vida, faltou Ramires fazendo o trabalho dele, faltou movimento pela direita, faltou William entrar mais cedo, faltou lançamento de categoria pra uma arrancada avassaladora like Messi e Robben e faltou pararem de regar as árvores de onde brotavam tantos mexicanos em campo. 


Não responsabilizo o 0x0 apenas às nossas falhas, mas também à dedicação do México de segurar a onda e tentar a classificação em cima da Croácia. A gente sempre quer dar uma de técnico, mas Scolari, MIGO, escuta a galera. Quando tem um centroavante agindo igual a peso de porta no meio do caminho ele impede a passagem de quem articula a entrada na área. Quem tenta entrar passando por cima  pode tropeçar, assim como não dá para confiar se ele for insuficiente para deixar a porta aberta. Se não mudar os móveis de lugar para o jogo de Camarões, a porta da Copa pode bater na nossa cara. #FALOMESMO #INDIRETASDOBEM #METAFORASDEDONADECASA

Eu sigo cantando junto sempre, ~salve a Seleção!~ #issomudaojogo (uso hashtag de comercial mesmo)





AJUDA FULECO, HUCK

Então, e você aí tava que nem eu se perguntando: mas cadê o menino Fuleco fuleiro, moleque do Brasil, espalhando a alegria pra criançanda? Cadê o mascote tatu-bola sorrindo e levando a felicidade para toda galera nos estádios desse país?


Pois bem,  a Fifa murrinha quis dar uma merreca de 300 mil doláres para Ong não-governamental que propôs o tatu-bola como mascote. Segundo o líder da instituição, Rodrigo Costa foi "uma proposta indecorosa".

"Hoje em dia, por exemplo, não se sabe a população total desse tatu e a distribuição dela, e faltam muitos dados sobre os hábitos. Até sua criação e reprodução em cativeiro é um desafio, afinal, nenhum exemplar da caatinga foi parar em um zoológico – só o mataco, o tatu bola do cerrado, é visto em alguns zoos pelo mundo. Muita pesquisa, e muito dinheiro, é necessário para isso", diz Rodrigão. 

A grana ia ser distribuída em 10 anos, o que realmente não deve dar pra muita coisa. Parece muito dinheiro para mim e para você pobres mortais, mas para Fifa não deve ser, né? O que coloca em cheque o verdadeiro engajamento com as questões ambientais e etc. 

Então, o invés de xingar a Dilma que tá fácil, vamos escrever cartas para Luciano Huck AJUDA FULECO ou vamos nos juntar ao Greenpeace vestidos de tatu-bola e ir para frente dos estádios com cartazes: "SAVE FULECO, O TATU-BOLA DO BRASIL". 

Brincadeiras à parte, que vergonha pros dois lados não conseguirem entrar num acordo. O Brasil está de olho em vocês Fifas e Ongs que não conseguem resolver coisas importantes diplomáticas. 


segunda-feira, 16 de junho de 2014

OLHO NO MENE!!!!!!!11!!!!!!1!!!!ONZE!!!!!11

Jogo bom se mede pela quantidades de gols, "dibres" e lances bonitos, certo? Errado. Ao menos em copas do mundo - e essa por mais que a FIFA insista em dizer que é sua sabemos que é do Brazil-zil-zil, com mazelas e protestos incluídos no combo - a fórmula é outra: jogo bom é jogo que gera memes - ou menes. Muitos memes. Memes à mão cheia. Eu, por exemplo, estou transpirando memes. E quero mais.

Sendo assim, que importa que o jogo do sábado à noite seja entre o Japão e a Costa do Marfim? Disseram no Twitter que seria o jogo mais "who cares?" da rodada. Mas eles estavam lá, para justificarem o fato de você ser forever alone pelo menos nesse sábado e, como a @policiasurpresa, fazerem de você, jovem, um "winners": os memes! <3

Quem iria resistir à piada pronta de brincar (ui!) com pintos japoneses e anacondas africanas? A TV - mera coadjuvante do festival de menes - ainda ajuda:



E o negro mais famoso da Copa, ele, o italiano vaidosíssimo - com razão - Balotelli, brindou o time italiano inteiro com (um mene sobre) sua anaconda:



E nem só da bunda do Hulk viverá a Copa do Mundo. Nossos hermanos lindos festejaram o gol de corpo inteiro:




E já que o assunto agora é homem bonito - demorou! -, o jogo entre Inglaterra e Itália causou reações adversas entre rachas e bees mundo afora. De fato o calor de Manaus com aqueles homens em campo fez geral passar mal e cada um se virou como pôde:



A narração do jogo bem poderia ter sido algo do tipo "gostoso 1 toca para gostoso 2"; "delícia 4 rouba a bola do bofe escândalo 10". E dá-lhe aumentar potência do ventilador, Brasil! Teve até quem passasse mal com tanto fogo no rabo!



Mas nessa copa nem tudo são flores, e teve turista assaltado, como esse pobre senhor sexagenário de respeito que nem parecia holandês de tanto que se confundiu com a paisagem afro-baiana:



Como prêmio de consolação, a surra que o temível "Holandês Voador" deu nos espanhóis:



Não esse! Esse:







O monstro sagrado da MPB curtiu:



Até a Galinha Pintadinha curtiu!



O resto da patota também curtiu!



Ou quase:



Bofes, não se desesperem. Tem pra vocês também. Nessa copa que tá tendo não teve Larissa Riquelme, mas não estão faltando peitinhos - ainda que sejam de copas passadas, mas "who cares?":



Mas essa aqui é dessa copa, garanto:



Mas assim não tem cristão que resista!



Peraí que tem mais peitinho:






Dona Gilma estava certa, afinal, e essa tem sido a "copa das copas". Pela primeira vez a FIFA está utilizando tecnologia para tirar de uma vez por todas a dúvida de se foi gol ou não. Quem liga pro exoesqueleto? O importante é saber se entrou. Diz aí, Gretchen:



O voto de Minerva é da bonita porque ela está presente nessa copa desde a abertura. É barba, cabelo e bigode!



E entrou tanto, e pelo lado errado, que a figurinha que acompanhou a infância de quem cresceu nos anos 80 - não é meu caso, cof, cof - deu as caras novamente. Sim, é ela!



E o Uruguai, que prometia uma reedição do Maracanazo, sofreu seu Castelanaço diante da Costa Rica, em Fortaleza. Parece que despachamos esse egum de vez! Será?




E como ano de copa é ano de eleições, os políticos também estão na torcida!



Alguns até esquecem que são homofóbicos:



Sendo assim, pode deixar seu Dostoiévski de lado que ainda vem muita copa por aí. E com ela os menes, muitos menes!